Secretaria de Governo reúne membros de associações comunitárias e conselhos
A Secretaria Municipal de Governo e Ações Estratégicas promove nesta sexta-feira (31) Seminário municipal de Associações Comunitárias, Conselhos Municipais e entidades sociais de Ilhéus. O evento será realizado no auditório da Justiça Federal, das 10 às 14 horas, e terá como objetivo conscientizar os segmentos da sociedade civil organizada a participar ativamente das ações planejadas pelo gestor municipal e ajudar no principal desafio da administração pública em criar as condições políticas para que o povo participe numa busca concreta dos caminhos de uma verdadeira democratização da sociedade.
O evento tem como público-alvo representantes de associações, conselhos municipais e instituições religiosas, donas de casa, maçons, clubes de serviço, dentre outros. O evento será aberto às 10 horas, com palestra com o Procurador-geral do município, Luís Carlos do Nascimento, que vai abordar a importância na gestão pública dos conselhos municipais. Às 13 horas é a vez do professor de teologia Carlos Morais da Silva tratar sobre a importância das associações comunitárias e segmentos da sociedade civil organizada no planejamento da administração pública municipal e formulação das políticas públicas a serem aplicadas pelo município.
De acordo com o Diretor Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Celso Silva, o grande desafio é encontrar uma forma adequada de mobilizar a energia da comunidade para realizar a missão da organização e, ao mesmo tempo, dar condições, para que cada pessoa seja reconhecida e consiga sua auto-realização. “Na medida em que a pessoa tenha oportunidade de utilizar o seu potencial de conduzir a sua própria vida e não ser compelida por ela para algum lugar, onde na realidade, não gostaria de estar, o desafio foi vencido” reflete.
O fórum deverá ser formado por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e entidades de Ilhéus, sendo que a escolha desses membros será feita através de eleições diretas. Serão formadas comissões de trabalho (áreas de saúde, educação, saneamento básico, habitação, cultura, meio ambiente e esporte) que terão as informações e orientações técnicas da equipe que dará suporte aos grupos.